quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Pnuma cria site para dar visibilidade a áreas naturais de risco



O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) aderiu ao mundo colaborativo na internet (wiki) com os objetivos de dar visibilidade e ajudar na melhoria da proteção dos parques e reservas naturais em todo o mundo.

A agência da ONU criou o site protectedplanet.net no intuito de incentivar a visita e a atualização de dados de áreas protegidas e pouco conhecidas. O lançamento da ferramenta foi feito em Nagoya (Japão), durante a 10ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre a Diversidade Biológica (COP10), em meio a apresentação de relatórios que alertam quanto a necessidade de a proteção dos oceanos melhorar rapidamente.

Segundo o representante do Pnuma, Charles Besancon, as áreas protegidas são uma das formas mais eficazes de preservar plantas, animais e ecossistemas. "Os parques nacionais e as áreas preservadas são importantes para muitas funções, fornecem água potável para um terço das maiores áreas urbanas e protegem espécies ameaçadas", exemplificou.

Besancon lembrou que os últimos 600 gorilas da montanha estão em reservas cercadas por comunidades. Sem elas, a espécie já teria desaparecido. A ONU mantém um banco de dados de áreas protegidas em todo o mundo, com base em informações de governos. No entanto, eles não são atualizados, fato que também estimulou a criação do novo site.

Entre as áreas de proteção brasileiras catalogadas pelo site estão a Reserva Extrativista Marinha Pirajubaé, situada em Santa Catarina, o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, no Amapá, e a Estação Ecológica da Terra do Meio, no Pará, entre outras.

Clique aqui e conheça o novo site da Pnuma

Postado em Ciência e Tecnologia em 20/10/2010 às 11h56 por Redação EcoD

Fonte de dados:
www.ecodesenvolvimento.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário