quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Reuso e reciclagem das águas

Muito se fala da falta ou escassez da água em algumas áreas do planeta e de que num futuro próximo ela será mais cara que o petróleo.

Mas o que podemos fazer para evitar que isso ocorra?

Que grau de conscientização a população tem a respeito do mau uso da água para o futuro da humanidade?


Divulgação

Fala-se da reciclagem dos resíduos sólidos (lixo, para alguns – sobrevivência para outros!). Por que não usar os Rs também para a água?

A água utilizada na lavadora de roupa ou no tanque já contém sabão, detergente e pode ser reutilizada para lavar a calçada e o banheiro. A água da chuva pode ser captada para ser reutilizada em jardins ou outras atividades domésticas. Reduzir o gasto da água é outra forma de contribuir. O Programa de Uso Racional da Água-PURA, da SABESP/SP desenvolve ações para Redução de Perdas, Reuso e Uso Racional da Água, além de oferecer dicas práticas de economia e combate ao desperdício. Muitas indústrias já utilizam tecnologias para a recirculação e reuso da água, diminuindo o consumo anual.

Muitos países onde a escassez da água já é uma realidade desenvolvem projetos alternativos como: dessalinização da água, captação da água da chuva, biorremediação e fundindo água e floresta, entre outros.

Depende de cada um de nós, a gestão da água! “O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre o nosso planeta”. (Livro das Águas – WWF-Brasil, 2006)

Nós cidadãos, conscientes do nosso papel de co-responsáveis pela preservação e qualidade de vida, nessa nossa morada, precisamos colaborar Reduzindo, Reutilizando e Reciclando as águas.



Nenhum comentário: