segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Comissão Nacional de Combate à Desertificação se reúne hoje em Brasília

DIVULGAÇÃO
Carine Corrêa

Com o objetivo de definir as diretrizes e a agenda de 2011 do Governo Federal para projetos contra a desertificação no Brasil, está sendo realizada nesta segunda-feira (29), em Brasília, a primeira reunião extraordinária da Comissão Nacional de Combate à Desertificação.

Presente ao evento, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disse que a desertificação deve ser discutida no contexto de ações que sejam convergentes com a Política Nacional de Mudanças Climáticas, e que as medidas para conter esse fenômeno estão relacionadas às metas nacionalmente adequadas de mitigação (Namas) de gases de efeito estufa estabelecidas pelo Brasil.

"Os assuntos discutidos aqui serão estratégicos, e envolvem fontes de financiamento, alternativas tecnológicas e acordos de cooperação entre nações. É necessário que esta comissão exerça um protagonismo, possibilitando uma articulação nacional e internacional, bem como parcerias sólidas entre todos os ministérios envolvidos, sociedade civil, setor privado e instituições", disse.

Izabella Teixeira também falou sobre os principais pontos que serão discutidos na Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas de Cancun, iniciada hoje no México, como metas de mitigação, fontes de financiamento, matriz energética limpa e acordos entres países desenvolvidos e em desenvolvimento. "Os países desenvolvidos devem financiar ou transferir recursos adicionais para as nações em desenvolvimento", destacou a ministra.

Ela ressaltou que o momento exige o avanço em políticas mais "intensas" rumo à sustentabilidade e a uma economia de baixo carbono. "Tudo isso está relacionado às soluções para áreas de vulnerabilidade climática, como as regiões propensas à desertificação, ao aumento da competitividade, agendas de combate à fome e pobreza e às ações que sinalizem medidas convergentes com a mitigação de efeitos que provocam mais desertificação."

O coordenador de Combate à Desertificação do MMA, Marcos Dal Fabbro, explica que na reunião de hoje, a comissão deve estabelecer também as metas e agendas do Plano Plurianual (PPA) do período 2012 a 2015.

Segundo Dal Fabbro, também serão discutidos o financiamento da Política de Combate à Desertificação e a proposta de criação do Observatório Nacional do Semiárido, um conglomerado de instituições e de especialistas que vão discutir as perspectivas de desenvolvimento do semiárido brasileiro.

ASCOM


Nenhum comentário:

Postar um comentário