sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Brasil são destaque em fórum na Espanha

Créditos: Antônio Félix Domingues/Banco de Imagens ANA/DIVULGAÇÃO
Com diferentes desafios para a gestão das águas em todas as regiões do País, o Brasil foi compartilhar  na Espanha, no 10º Congresso Nacional de Meio Ambiente (Conama 10), seu modelo de gestão e articulação para lidar com seus diversos desafios, como por exemplo, a expansão da matriz energética na Amazônia com a conservação da biodiversidade. Esse foi um dos assuntos abordados pelo diretor-presidente da ANA, Vicente Andreu, em sua apresentação no encontro.

Outros assuntos abordados por Andreu foram a convivência com a seca no Nordeste, as novas fronteiras agrícolas do Centro Oeste e contaminação industrial e urbana das águas,  principalmente no Sul e Sudeste, entre outros assuntos.
Da agenda do diretor-presidente da ANA, também constou encontros de trabalho com a direção de águas do Ministério do Meio Ambiente da Espanha e com representantes da Evaluación de Recursos Naturales (Evren), consultoria especializada em engenharia de meio ambiente e gestão de recursos naturais.

Andreu foi o convidado especial da sessão “Alianças e Cooperaçção: o novo enfoque da cooperação e o papel das alianças”. É a primeira vez que o Conama é realizado com a participação de um país convidado. Além de Andreu, participou do encontro o secretário-geral do Ministério do Meio Ambiente, José Machado, e representantes de Itaipu Binacional, que apresentaram o programa “Cultivando Água Boa”.

Na sua 10ª edição, o Conama acontece a cada dez anos. Um dos objetivos do encontro deste ano é preparar a participação espanhola na Rio+ 20, em 2012.     



Nenhum comentário:

Postar um comentário