quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Saiba sobre energias renováveis

Todos sabem a respeito do conceito real sobre Energias Renováveis -  aquelas que provém de fontes naturais com capacidade de regeneração. Porém , muitos restringem este conceito associando essas energias somente as fontes solares, hídricas e eólicas. Mas, nos últimos tempos, uma nova fonte vem ganhando espaço na indústria, a biomassa. Vou dar uma breve explicação sobre as principais fontes renováveis que, comumente estão sendo utilizadas e suas respectivas repercussões na indústria. 

Energia Solar:

Como o nome mesmo diz é uma energia proveniente do Sol, inesgotável onde para utilizá-la é necessário um equipamento específico como os painéis solares fotovoltaicos, que capta a luz solar e a converte em energia elétrica ou térmica. A redução de gastos com energia elétrica é substancial, porém para a instalação do mesmo, o custo ainda é alto o que exclui boa parte da população para sua utilização. 
DIVULGAÇÃO
Energia Hídrica:

Utiliza a cinética da água, ou seja, a força que ela exerce. Sua geração ocorre através do represamento, acionando uma turbina, onde a cinética da água é acumulada em uma bateria. Essa energia acumulada é enviada para uma subestação, no caso do Brasil, Furnas que repassa para as distribuidoras (Ampla, Light e etc.). Este é o tipo de energia que utilizamos atualmente e, na maioria das vezes, possui um custo alto. 

DIVULGAÇÃO
Energia Eólica: 

Energia obtida pelo movimento do ar (vento). É uma abundante fonte de energia, limpa e disponível em todos os lugares. Ela é canalizada por modernas turbinas ou pelos cata-ventos. No Brasil há ventos que favorecem a ampliação deste processo, porém os custos para a geração de energia ainda são altos. 
DIVULGAÇÃO
Biomassa: 

Através da fotossíntese, as plantas capturam energia do sol e transformam em energia química. Esta pode ser convertida em eletricidade, combustível ou calor. Os combustíveis mais comuns da biomassa são os resíduos agrícolas, madeira e plantas, como a cana-de-açúcar,  por exemplo, que são colhiaos com o objetivo de produzir energia. 

DIVULGAÇÃO

Entre as mais importantes, podemos citar algumas fontes utilizadas, mas não com muita freqüência, como: Termoelétrica (queima de carvão), Geotérmica (aproveitamento de águas quentes e vapores), Maremotriz (movimento das ondas), Hidrogênio (combinação do hidrogênio com o oxigênio, produzindo vapor de água e libertando energia que é convertida em eletricidade). 


Nenhum comentário:

Postar um comentário