quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Wi-fi afeta a vida das plantas?

DIVULGAÇÃO
É o que sugere estudo holandês


Um novo estudo feito na Holanda sugere que radiações emitidas por redes de wi-fi podem prejudicar árvores e afetar o crescimento de outras plantas perto de roteadores. Cientistas da Universidade  Wageningen começaram a fazer o estudo há cinco anos, depois que funcionários da prefeitura de Alphen aan den Rijn notaram que freixos plantados perto de um roteador de wi-fi sofriam de sangria em suas cascas, rachaduras, inchaço, descoloração e que suas folhas estavam morrendo. Nenhuma infeção viral ou bacteriana foi verificada nas árvores.

Os pesquisadoers expuseram pequenos freixos e outras plantas a seis fontes de radiação em frequências variando entre 2421 e 2472 MHz, comuns em wi-fi. As plantas foram colocadas a uma distância de 50 centímetros a três metros por mais de três meses. Os resultados revelaram que, nas árvores mais próximas da fonte de wi-fi, as epidermes das folhas desenvolveram um lustro metálico e começaram a morrer.

Uma pesquisa com árvores decíduas em áreas urbanas da Holanda mostrou que 70% delas tinham sintomas semelhantes, comparado a apenas 10% cinco anos atrás, enquanto que nas áreas de bosque fora das cidades as árvores não foram afetadas, diz o Physorg.

O relatório deve suscitar preocupação sobre a colocação de redes de wi-fi em escolas e temores de que a radição possa também afetar diretamente humanos, mas os pesquisadores dizem que as descobertas eram preliminares e não permitiam outras conclusões no momento. Não está claro se o estudo icluiu outros fatores como a presença de mais poluição em áreas urbanas que em florestas. O estudo também reconhece que pesquisas feitas com wi-fi em outros locais não mostraram efeitos daninhos das radiações. 



Fonte: planetasustentavel.abril.com.br

Visite nosso site


Siga-nos no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário