sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Cadeiras estilosas feitas com pneus de bicicletas

DIVULGAÇÃO

A designer Valesca Bender ao participar de um concurso de design de cadeiras teve um insight super bacana e desenvolveu uma cadeira sustentável feita com pneus de bicicletas e madeira reutilizadas de móveis antigos. Ela nos conta a história:
“Faltando três semanas para entrega das cadeiras para o concurso o pneu da minha bicicleta furou! Chegando na oficina ciclista, me deparei com muitos pneus amontoados. Comecei um interrogatório sobre a reciclagem dos pneus. E a surpresa: Os donos da bicicletaria disseram que prefeitura não recolhe os pneus, então para descarta-los eles vão juntando no depósito (a céu aberto) e depois os queimam ou picotam e colocam nos sacos de lixo convencional para coleta levar. Visitei mais de 7 oficinas ciclistas e a maioria faz a mesma coisa. Um absurdo, já que este material poderia ser reciclado e virar asfalto por exemplo, nem isso eles sabiam!

DIVULGAÇÃO
Meu pneu furado, foi um sinal. Um sinal de que podemos construir uma sociedade mais justa e sustentável. Mudar atitudes e fazer coisas belíssimas, reciclando os materiais e as idéias das pessoas. Eu tinha me desafiado a utilizar algo que realmente necessitasse ser reciclado e que pudesse ajudar a resolver um problema aqui da minha cidade. A cadeira foi desenhada no mesmo dia que o pneu furou. Meu desafio não parou por aí. Eu queria que a cadeira fosse totalmente produzida a partir de materiais reciclados. Reutilizei a madeira das portas dos armários da minha cozinha antiga para fazer a estrutura dos pés e do assento. E, passeando por uma rua, vi uma senhora colocando um sofá fora, que recolhi e serviu para fazer o encosto e os pés traseiros. Precisei adequar um pouco o desenho do encosto da EcoHelp, que era mais inclinado, para poder reaproveitar o material da base do sofá. ”
O resultado da empreitada de Valesca? O primeiro lugar no concurso!!! Bacana né? E o mais legal é que a cadeira já esta sendo expostas em diversos eventos e feiras. Mais uma prova que a sensibilidade e a inclusão da natureza em nossas escolhas podem fazer a diferença.
Acompanhe tudo no Blog da designer
Compartilhe isso:

Nenhum comentário:

Postar um comentário