segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

São Paulo precisa diminuir 28,6 milhões de toneladas de emissão de GEE.

DIVULGAÇÃO

Para que a cidade de São Paulo cumpra a lei estadual de mudanças climáticas será necessário diminuir 28,6 milhões de toneladas de gases de efeito estufa, durante os próximos dez anos. A estimativa foi divulgada na última terça-feira (30) pela Secretaria de Estado e Meio Ambiente (SMA).
Através de uma análise realizada pela SMA, juntamente com a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), foi constatado que o setor de energia, contando com o uso de combustíveis, é responsável por 57% das emissões paulistanas. Na sequência vem agricultura, com 20% das emissões, mudanças no uso da terra e desmatamento, com 9%, indústrias e emissões de resíduos, com 8% e 6%, respectivamente.
A publicação foi feita com base em 20 relatórios que mapearam as emissões em cada uma das áreas quantificadas. Fernando Rei, presidente da Cetesb, explicou que o perfil de emissões de São Paulo é diferente do restante do Brasil. No país o maior responsável pelos gases de efeito estufa lançados na atmosfera é o desmatamento, com incríveis 70% das emissões.
Como em São Paulo foi constatado que o setor de transportes é o mais prejudicial, será necessário implantar mudanças no sistema de logística de cargas e de passageiros, conforme explicado por Rei. Se forem analisadas somente as emissões relativas ao transporte, seriam totalizados 39,8 milhões de toneladas de GEE, quantidade superior a toda a meta de redução da cidade até 2020.
Diante desses dados, Rei explica que as propostas para redução nessa área, deverão ser elaboradas através de uma parceria entre o governo e o setor. Ele enfatiza também a necessidade de haver um esforço político intenso que tenha como objetivo incentivar o transporte de cargas através de ferrovias e hidrovias. Também deverá ser definida uma maneira de ampliar o incentivo aos transportes públicos e rede metroviária.
A participação do setor de transportes é essencial para que a lei de mudanças climáticas tenha resultados e não fique somente no papel.
A legislação paulista foi regulamentada pelo governador de São Paulo, Alberto Goldman, em junho deste ano. A lei prevê o corte de 20% nas emissões de GEE no estado até 2050, em relação a 2005. Outro ponto abordado pela norma é que os pequenos produtores rurais deverão ser pagos para preservarem nascentes de rios presentes em suas propriedades.
Com informações do Estadão
Compartilhe isso:

Nenhum comentário:

Postar um comentário