quarta-feira, 24 de novembro de 2010

China reconhece liderança em emissão

DIVULGAÇÃO
Chineses defendem crescimento


A China reconheceu ontem ser o maior emissor mundial de gases estufa, confirmando o que cientistas vêm dizendo há anos. Mas o país defende seu direito de continuar crescendo.

O principal negociador chinês das conversações internacionais sobre o clima, Xie Zhenhua, fez a declaração e adiantou a posição de seu governo para as negociações que começam em Cancun na próxima segunda-feira.

Cientistas e grupos ambientais dizem que desde 2006-2007 a poluição chinesa de gases estufa ultrapassou a dos Estados Unidos, o maior emissor do século 20. Mas até então, o governo chinês vinha se esgueirando. Seus funcionários diziam que a China poderia ser o maior emissor, que o tema merecia mais estudo, e que as emissões médias por capita são uma medida mais justa para orientar políticas.

Os países ricos devem assim mesmo liderar com cortes profundos em suas emissões, disse Xie, já que no tempo eles foram os que mais contribuíram para as emissões que mantém maior calor na atmosfera, e deveriam dar aos países mais pobres um espaço para o crescimento de suas economias. "A China está tomando medidas e espera chegar a seu pico de emisões o mais cedo possível", ele disse.

Num provável sinal de que o primeiro lugar seja uma questão sensível para os chineses, o comentário de Xie não apareceu da transcrição de sua entrevista no site do governo, e nem foi publicado pela agência oficial de notícias Xinhua, comenta a Reuters. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário