sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Medição de aquecimento global em navios e boias geram dados diferentes

DIVULGAÇÃO

Afirmações anteriores de que o aquecimento global diminuiu na última década podem estar parcialmente erradas.

Segundo um estudo, o método de medir a temperatura na superfície do mar teria subestimado o ritmo do aquecimento global.

Desde os anos de 1970 a média da temperatura tem aumentado 0.16ºC por década, porém nos últimos dez anos foi indicado um aumento em torno de 0.09ºC.

O Met Office (Escritório Meteorológico do Reino Unido) reconheceu que o ritmo de aquecimento diminuiu nos últimos dez anos em comparação com a década anterior, mas atribui a desaceleração às variações naturais do clima.

Na década passada a temperatura do mar foi medida através de termômetros em boias, enquanto nas décadas anteriores a temperatura era medida a bordo dos navios. As medidas nos navios geralmente são mais altas porque a água esquenta quando é levada a bordo.
Portanto, mesmo com a precisão do novo método de medida através de boia, a troca de método mostrou incorretamente que a temperatura do mar parece ter diminuído.

"Comparado com navios, boias indicam temperaturas mais frias", diz Vicky Pope do Met Office. "Devemos ter cuidado com sinais falsos."

Fonte: www.folha.uol.com.br

Visite nosso site

Siga-nos no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário